Adúlteros, Suicidas e a Salvação segundo a bíblia sagrada

 

Um pastor cometeu adultério e morreu na saída do motel - Será salvo ?

Uma senhora cristã descobre que está com câncer e ela se mata - Será salva ?

 

Respostas:

Estou convicto de que quanto mais estudo menos conheço os mistérios de Deus, seu amor e sua justiça. Conheço a periferia. Todavia, cabe-nos examinar as questões levantadas à luz da Bíblia. Com relação ao adultério do pastor:

1 - Seja o adultério do pastor ou do diácono; do bispo, ou do servente que cuida da limpeza do templo - a palavra se dirige a todos:

a) 'A alma que pecar, essa morrerá' (Ez 18.4)

b) 'Não peques mais, para que não te suceda coisa pior' (Jo 5.14)

c) 'O que se prostitui peca contra o seu próprio corpo' (1 Co 6.18).

d) 'Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não O viu nem O conheceu’ (1 Jo 3.6).

e) 'As vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que não vos ouça' (Is 59.2).

f) 'Nem os adúlteros... herdarão o reino de Deus' (1 Co 6.10).

g) 'Quanto aos incrédulos... aos fornicadores... a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte' (Ap 21.8).


Em verdade, antes da prática sexual ilícita, o pecador já sentiu desejo de cometer adultério; apenas aguardava o momento propício. Veja: 'Qualquer que atentar numa mulher para cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela' (Mt 5.28), 'Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios' (Mc 7.21).

 

Portanto, o pecado está no coração. Ainda que não praticado o ato em si, o homem adúltero cai em pecado se sentir intenso e incontrolável desejo de cometê-lo. Nós só vemos as coisas tangíveis e comprováveis. Deus vê o oculto dos corações.

Pela Palavra, esse adúltero está condenado. Mas... se ele se arrependeu imediatamente após o ato ilícito? Se houve arrependimento, houve perdão.

 

A segunda questão é mais complicada. O suicídio tem sido debatido ao longo dos anos, e os debates esbarram em algumas posições:

1 - É um ato de coragem?

2 - É uma covardia?

3 - É fruto de uma fraqueza momentânea? Como cristão, entendo que o suicídio é um ato de incredulidade. Há casos em que o suicídio é um ato de bravura. Por exemplo, o soldado que se atira por cima de uma granada prestes a explodir, com o objetivo de salvar a vida de dezenas de pessoas.

 

Regra geral, os cristãos verdadeiros não se suicidam. O mandamento "não matarás" (Rm 13.9) alcança, creio, a nossa própria vida (Dt 32.39; Ec 8.8). Se a nossa existência terrena está entregue nas mãos do Autor da vida, somente

 

Ele tem o poder de decidir sobre sua extinção

 

Essa cristã suicida não se salvará? Somente o Justo Juiz julgará com justiça. Deus saberá exatamente quais as causas que a levaram a praticar esse ato extremo. Foi a vontade de seguir logo para o céu? Foi por amor aos filhos/família, para não vê-los sofrer meses e meses? Foi durante uma dor terrível? Foi fraqueza mesmo da carne que a impossibilitou de usar o exemplo de Jesus -'Passa de mim esse cálice, mas faça como queres'? Somente Deus pode avaliar e julgar com acerto.

Comments: 11
  • #11

    BreveRedenção (Friday, 13 October 2023 06:37)

    Olá!
    Paz e graça a todos vocês

    Agradecemos o vosso feedback, sobretudo nesta matéria.

    O assunto é de fato muito profundo. O que nós pretendemos trazer, sempre, é a perspectiva bíblica.

    Vamos continuar a examinar, mais e melhor, afim de fazermos chegar as respostas a quem precise com urgência.

    Se alguém tiver numa situação dessas (de querer suicídio como solução de eventuais problemas), SUICÍDIO NÃO É, E JAMAIS SERÁ UMA SOLUÇÃO. PROCURE SEMPRE UMA AJUDA.

    Deus abençoe a todos

    Equipe da
    BreveRedenção

  • #10

    Erica Silva (Thursday, 12 October 2023 14:20)

    É triste quando falamos de um assunto tão sério usando a palavra de Deus para julgarmos as pessoas. Vi muitos comentários falando que o suicida não tem salvação. Na minha bíblia, creio que é a mesma dos irmãos, diz que o único pecado que não há perdão é a blasfêmia contra o Espírito Santo. O exemplo de Judas, o que entendo, é que o que o levou a perdição foi seu comportamento em toda sua vida e o fato de não entender o perdão que Jesus estava disposto a lhe dar. Sobre o versículo que fala sobre o nosso corpo ser templo do Espírito Santo, não é só o suicídio que o destrói, mas a forma como cuidamos dele. Gostaria que alguém me mostrasse de forma explícita onde na bíblia fala que o suicida é condenado ao inferno sem ter direito ao julgamento, pois já foi julgado pelo ato que cometeu. Abraços a todos e que Deus abençoe a vida de todos.

  • #9

    Eduardo silva (Friday, 04 February 2022 07:18)

    Muitos pagaram para ver e viram até de mais.

    É só olharmos para o exemplo de Judas que se suicidou e não teve o direito de salvação.

    SUICÍDIO É O PECADO QUE NÃO TEM SALVAÇÃO !!

    Todos os pecados podem ser perdoados enquanto a pessoa estiver viva nesta terra, mas depois da morte não haverá mais como se arrepender, porque as oportunidades de salvação acaba apartir do momento que a pessoa morre, seguindo então o juizo final !

    Bastante cuidado, porque tem milhões de pessoas que pagaram para ver e hoje estão no inferno esperando o julgamento final para serem lançadas no lago de enxofre.

    Eu sei que os problemas levam as pessoas ao desespero, ao ponto dela ver uma única alternativa que é se matando, mas não faça isso!!

  • #8

    Clodoaldo (Monday, 09 November 2020 03:10)

    Pela graça sois salvos, mediante a fé. Isso não vem de vós, e dom de Deus. Ef 2.8

    O judeus tinham fé que o Messias viria, nós temos fé que o Messias já veio. A salvação sempre foi pela graça e não por obras, pra que ninguém se glorie. Será que o suicídio eliminaria a fé de uma pessoa e por fim traria condenação a ela? Se o suicídio trás condenação, então, precisamos admitir que a fé e a graça foram tirados do suicida antes que tal pessoa cometa o ato. Creio que só há condenação onde não há graça e não há fé. Enquanto houver esses dois há, também, garantia de salvação! A bíblia diz que o único pecado que não tem perdão é a blasfêmia contra o Espírito Santo. MT 12:31. Alguém poderia dizer que no ato do suicídio não daria tempo da pessoa se arrepender. A salvação não se dá pelo arrependimento de cada pecado que cometemos vez após vez e, sim pela graça, mediante a fé no Cristo, filha de Deus!

  • #7

    Gualter_Nascimento (Wednesday, 14 October 2020 11:04)

    Infelizmente assumimos o papel de Juízes querendo da voz a uma situação que analisamos conforme o nosso estado de espirito, caso tenham a oportunidade de entrar no mundo de um deprimido e com desejo de suicídio, vivencie essa experiência.

    Deixaríamos de ser juízes e analisaríamos mais as escrituras e entender
    "Que amor é esse que o Pai Eterno refere-se em Romanos 3v38,39.

    Ser juízes é definir o destino da família do suicida que desencadeia vários sentimentos de culpa que poderia ter salvado tentasse um pouco mais....

    Ser Juiz é colocar a família do Suicida a suicidar amanhã... a dor sempre será carregada, entretanto, o Senhor dará graça para viver, desde que tenhamos Juízes e sim acolhimento e conduzi-los a intimidade com o Eterno.

    As nossos interpretações querem definir o destino, mas, SUICIDIO É UM PECADO GRAVISSIMO, como alguns que praticamos de forma maquiavélicos, só nós sabemos, sendo assim existe um termômetro, qual seria mais pesado os maquiavélicos ou Suicídio?

  • #6

    Albuquerque (Monday, 04 May 2020 20:52)

    Respondendo a luz da palavra de Deus o suicídio não tem salvação AMADOS é duro mas não tem salvação..
    Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.

    1 Coríntios 3:17
    Fala claramente sobre o suicídio Amém igreja não podemos acrescentar nem tirar nada da palavra de Deus AMÉM

  • #5

    Elaine Márcia nascimento de Carvalho rocha (Wednesday, 11 March 2020 13:34)

    Queria saber se tem alguma passagem na bíblia que fala exatamente do suicídio, não homicídio e sim suicídio

  • #4

    MaxMelo (Wednesday, 11 March 2020 09:04)

    Amigo se chegou até aqui muito provavelmente essa duvida ronda seu coração por um motivo ou outro, com muito amor no coração lhe digo, tudo nos é licito, más nem tudo nos convêm, eu já tentei o suicídio, e hoje sou grato por terem me encontrado antes de morrer, pois hoje sei que se eu tivesse morrido eu teria cometido assassinato contra mim mesmo, e ainda por cima teria morrido em vão, deixando meus familiares destruídos tudo atoa, pois tudo que eu vivia na época eu consegui vencer, o Senhor Jesus nos diz:Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
    Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
    Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.Mateus 11:28-30, concordo que devemos morrer, más devemos morrer para o mundo e viver refletindo a gloria do Aba, ja estive muito triste más Ele me disse:Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.Tiago 5:13 , a mudança não foi imediata, más hoje canto louvores pois percebo que ele verdadeiramente me salvou, shalom a todos.

  • #3

    Watila (Sunday, 09 February 2020 09:28)

    Não julgo quem se mata, pq só Deus sabe do coração dele.

  • #2

    Alisson (Thursday, 05 December 2019 14:44)

    No meu ponto de vista creio que quem tira a própria vida ñ tem salvação, pois aquele que destruir o templo do Senhor, Deus o destruirá, se vc crer de verdade em Jesus Cristo vc ñ vai se matar ñ, porque lutas vão vir, adversidades, angústias, mas o justo viverá pela fé, e com Jesus Cristo, em tudo somos mais que vencedores.

  • #1

    Rondnelly (Thursday, 05 September 2019 20:20)

    Amigo, cristãos verdadeiros podem cometer suicídio, sim. O cristão não é livre de pecar, ainda peca. Davi a matou e já adulterou. E o suicídio é um pecado como qualquer outro. Não é um ato de incredulidade, é um ato de desespero, e não há racionalidade no desespero, não podendo haver credo.